EMPREENDEDORISMO

O município do Sanza Pombo , com uma extensão de     km2, situado a 155 km a nordeste da  capital da província do Uíge e com uma população estimada em 103.420 habitantes. Tem um potencial invejável na produção agrícola, tal como nos indica o arrozal do pombo no famoso Lucelua.

A actual área esta sob cuidado do executivo e espera-se os indicativos do projecto a concretizar-se, para o benefício da população e não só, com vista a participar na irradicação da fome e da pobreza conforme o plano do executivo.

Aproveito questionar a direcção da Igreja do Nosso Senhor Jesus Cristo sobre a Terra pelo profeta Simon Kimbangu ou simplesmente Igreja Kimbanguista em Angola, no que tange a parcela que ocupm no Lucelua e segundo os papas seria ou será o maior projecto agrícula da Igreja. Quais os projectos e benefícios em carteira? Até hoje, a direcção não comentou sobre a área.

Investir na agricultura na região do Pombo, exige de nós um grande esforço e planos estratégicos condigno. A saber por exemplo:

  1. Auto conhecimento e criatividade
  2. Verificação do espaço, ser visionário
  3. Vias de comunicação
  4. Prospeção dos requisitos
  5. Participação de um agrónomo
  6. Diálogos com entidades tradicionais conhecedores das áreas e dos possíveis proprietários ou seja criar redes de relações sobre tudo com a administração local.
  7. Possibilidades para abertura das vias de acesso
  8. Estudo de vantagens e desvantagens
  9. Planos de negócios e/ou capacidades para negociar.

 

Pode-se produzir no Sanza Pombo o seguinte: Arroz, feijão, couve, tomates, batatas reno e doce, abóbora, ginguba, gindungo ou picante, mandioca, milho, cana de açúcar, cenouras, ananás, abacaxi, fios ou linhas, plantações para produções de: café, mangas, laranjas, tangerinas, abacates, limões, dendém, goiabas, banana, maruvu etc…

A região de Alfandega já foi propícia para agropecuária e hoje está completamente esquecida.

Outrossim, a região possui vários locais turísticos virgens e que precisam de aberturas para a demanda, tais como: As quedas do rio cuilo no Kiyanga, lucelua, ex-fazendas dos portugueses  etc…

Aos investidores podem investir seriamente no que for necessário.

Vamos sim pensar directo no desenvolvimento sustentável da região e termos projectos concretos para que possamos efectivamente participar no programa de irradicação da fome e pobreza.

O empreendedorismo é o principal factor promotor do desenvolvimento económico e social de um país. Assim sendo, o município precisa do desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas aos projectos acima mencionados tais como (técnico e empresarial).

BEM HAJAM  PIONEIROS DOS PROJECTOS

      Bandeira de Angola                                                                           Coat of arms of Angola.svg

                     

 

 

              O AUTOR